domingo, 4 de março de 2012

O coordenador pedagógico e sua intervenção no estímulo à leitura


O coordenador pedagógico e sua intervenção
no estímulo à leitura
Daniela rosa da Silva


Coordenadores não descuidam dos pequenos detalhes!

  • A biblioteca e os cantos de leitura;
  • Estar disposta a sempre comentar um livro;
  • Decidir como será feito o acolhimento dos alunos – os novos e os que voltam para um novo ano letivo;
  • Definir como formar as turmas – a heterogeneidade é importante!
  • Indicar leituras, sites, concursos abertos e cursos.

Ação mediadora da coordenação pedagógica

  • Definir o trabalho didático bimestral junto com os professores;
  • Definir os objetivos gerais e os conteúdos correspondentes junto com os professores que precisarem de ajuda para essa tarefa;
  • Definir, junto com os professores, as formas de avaliação e questões gerais relativas à cada disciplina;
  • Trabalhar em pequenos grupos, orientando professores por ciclo;
  • Leve a sério as expectativas dos alunos e da comunidade (tenha uma escuta sensível – ouça com atenção.
  • Oriente o trabalho pedagógico em torno das modalidades organizativas.


Modalidades organizativas

Atividades permanentes – propostas com regularidades, que tem como objetivo formar atitudes e hábitos.

Sequências de atividades – conjunto de aulas em torno de um ou mais conteúdos com um determinado objetivo. Têm um tempo determinado.

Situações independentes – são situações inesperadas que surgem na sala de aula, na escola, na comunidade ou até na sociedade de forma geral, e terminam servindo de tema para discussões em sala de aula e podem gerar aprendizagem


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