domingo, 4 de março de 2012

Importância das regras para o desenvolvimento infantil

Importância das regras para o desenvolvimento infantil

Daniela Rosa da silva


A infância é, por excelência, um período privilegiado do desenvolvimento humano para o despertar das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos diversos. E, por meio deste, a criança se desenvolve de forma plena.
O brincar é  algo cultural está imerso dos elementos da cultura de cada povo e por isso, ao brincar, as crianças aprendem e apreendem os elementos, valores e regras de dada cultura.
De forma lúdica, as crianças vão construindo e internalizando as regras necessárias para se jogar/brincar, vai criando sanções para os descumprimentos às regras que eles mesmos criaram. Assim, da mesma forma que criam regras para seus jogos e brincadeiras e aprendem que precisam respeitá-las para continuarem brincando, conseguem transpor esse aprendizado para a vida em sociedade e aprendem que precisam cumprir as regras dos ambientes em que vivem.
É através das brincadeiras que a criança explora o meio em que vive e aprende mais sobre os objetos da cultura humana; também é pelas brincadeiras que a criança internaliza regras e papéis sociais e passa a ser apta a viver em sociedade.
Mas, outro aspecto de grande relevância refere-se ao fato de que as brincadeiras possibilitam um salto qualitativo no desenvolvimento da psique infantil, pois através das brincadeiras as crianças têm a possibilidade de desenvolver as funções psicológicas superiores como atenção, memória, controle da conduta, entre os aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário